Os mini-álbuns de fotos são sempre muito fofos, delicados, mas eu percebo que as pessoas ficam com receio de terem um álbum assim, principalmente pelo medo de ter que cortar e estragar as fotos ou mandar revelar elas reduzidas e gastaram mais que uma revelação normal (10×15).

É aí que entra o Instagram!

Hoje ele é o aplicativo preferido de muitos usuários para editar e publicar fotos nas redes sociais e essas fotos, quando reveladas, são do tamanho perfeito para os mini-álbuns (as fotos ficam com 5x5cm de tamanho). Acontece que para imprimir cada uma delas separadamente acaba custando mais caro que uma revelação normal, então vou ensinar como revelar várias de uma vez e depois é só cortar em casa com uma tesoura, estilete, guilhotina, o que preferir.

Primeiro você precisa das fotos do Instagram salvas no computador. Você pode usar as que estão no seu celular ou salvar as fotos através do link do seu perfil do Instagram (aproveita e segue a TK Scrapbook!).

Segue a gente: @tkscrapbook

Segue a gente: @tkscrapbook

Agora vamos ao Photoshop (ou qualquer outro programa de imagem, fica a sua escolha!)

Abra um novo arquivo.

tutorial

Configure a imagem com 20cm de largura, 30cm de altura e resolução de 300 pixels/inch.
tutorial

Abra as imagens que você salvou no seu computador. Com a imagem carregada, dê o comando Ctrl+A (no Mac: Command+A) para selecionar a imagem e em seguida o comando Ctrl+C (no Mac: Command+C) para copiar a imagem.
tutorial

Volte no arquivo que você criou no começo e dê o comando Ctrl+V (no Mac: Command+V) para colar a imagem.

Agora é só fazer uma montagem com as fotos que você quer imprimir. Cada imagem dessa cabem 12 fotos do Instagram e costuma custar R$6,00 para revelar.

tutorial

Fotos de Erlon Cabral: @erloncabral

Viram como é simples?! 😀

Abaixo segue um mini-álbum que fiz de presente do Dia dos Namorados para o meu namorado, usando algumas fotos nossas (nesse eu fiz também uma moldura de papel fingindo serem fotos polaroid e ter o espaço para escrever a descrição).

 

mini-álbum mini-álbum

mini-álbum mini-álbum

É isso pessoal, espero que tenha, gostado!
Quem ainda não acompanha a TK Scrapbook, é só adicionar lá (@tkscrapbook), e quem quiser, me adiciona também: @thatianek.