TUTORIAL “Bloquinho porta post-it”

Hoje trago um tutorial de encadernação super fácil de fazer!

O modelo será um porta post-it de bolsa, mas depois é só aplicar em qualquer outro projeto de encadernação: álbum de fotos, caderno artesanal

Os materiais usados para esse projeto foram:

• papelão holler cinza
• papel colorido com 2 estampas variadas
• régua
• cola branca
• tesoura/estilete
• gabarito de encadernação (mas não é tão necessário)
• bloco post-it quadrado
• ilhós e ferramenta de aplicação
• elástico para fechar

As medidas para cortar os papelões holler eu me baseei no tamanho do bloco post-it, então você pode adaptar ao tamanho que quiser. Para esse cortei dois quadrados um pouquinho maior que o post-it e uma lateral com tamanho exato da largura do post-it, ficando assim:

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Nos retângulos maiores eu colei um tipo de estampa e na lateral usei a outra estampa. Tirei os excessos do papel usando o gabarito de encadernação, mas se você não tiver, pode usar a medida de 1cm de cada lado e nos cantos cortar na diagonal.

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Juntar as três partes deixando um espaço de 0,5cm entre cada papelão para ter espaço para dobrar depois e colar as laterais dos papéis coloridos para dentro formando uma peça única.

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Essa etapa é uma sugestão. Aqui vamos aplicar o ilhós para colocar o elástico e deixar o porta post-it sempre fechado (já que ele ficará dentro da bolsa). Eu fiz um furo usando a crop-a-dile, coloquei o elástico e depois o ilhós, para fechar usando também a crop-a-dile.

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Depois de prender o ilhós, tirar o excesso das pontas do elástico e deixar menor como na foto abaixo. Para ficar um acabamento mais bonito, usei uma folha branca um pouco mais grossa (gramatura 120/180) para cobrir as dobras coladas e não deixar o papelão cinza a mostra (aqui você pode cobrir tudo ou só um pouco mais que a metade, já que vamos colar o bloco do post-it e cobrir o restante)

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Aqui não tem mais mistério, é só colar a última folha do bloco post-it direto na nossa base e marcar as dobras entre um papelão e outro.

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Agora é só fechar com o elástico e está pronto o nosso bloquinho! Você também pode usa tecido para forrar os papelões, fazer de diversos tamanhos, enfim, como sua criatividade mandar!

Tutorial bloquinho porta-post-it

 

Postei no instagram um vídeo dele, curte lá também! <3

Author: Thatiane Kowas