TUTORIAL: encadernação japonesa

Faz tempo que não publico um tutorial aqui na TK Scrapbook e queria trazer um de encadernação artesanal diferente e que fosse relativamente fácil de explicar.

Fiz algumas pesquisas e encontrei a encadernação japonesa. Ela é muito simples de fazer e fica linda, além de você conseguir fazer em praticamente tudo (bloquinhos de recados, cadernos, álbuns de fotos) e usando qualquer material (fitas, barbantes, linhas).

Variações da encadernação japonesa
Variações da encadernação japonesa

Eu fiz dois modelos para treinar a encadernação mais simples e que segue o tutorial abaixo, mas essa encadernação permite você criar diversos desenhos na lateral.

Encadernação japonesa com concertina
Encadernação japonesa com concertina
Encadernação japonesa com concertina
Encadernação japonesa
Encadernação japonesa

Aqui está o tutorial ensinando a encadernação japonesa (não achei a fonte, então se souberem, me avisa que indico aqui).

Tutorial da encadernação japonesa

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, é só deixar um comentário! 🙂

Author: Thatiane Kowas

2 thoughts on “TUTORIAL: encadernação japonesa

  1. Olá , ficou super lindo! mas vc usou tecido ou papel de scrap pra revestir a capa? gostaria tb de uma indicação sobre a linha que usou.. obrigada!

  2. Oi Thays, eu usei tanto tecido em um caderno (o florido) quanto papel de scrapbook (o de robôs) para revestir. E a linha, é aquele fio encerado para encadernação, mas nessa costura, dá para usar outros tipos também… 🙂

Comments are closed.